Esta é uma pergunta muito comum entre os pais de adolescentes. Eles se sentem perdidos e não sabem como se aproximar dos filhos adolescentes. Ficam angustiados por não saberem o que seus filhos estão sentindo e pensando. O afastamento faz parte dos processos e mudanças comuns da adolescência. O adolescente está deixando a criança que ele foi para se tornar futuramente um adulto. Isso não é fácil.
Durante este processo, ele vai percebendo que os pais perfeitos da infância não existem. Ele se dá conta que assim como qualquer outra pessoa os pais possuem falhas e cometem erros. Com isso, ele se afasta e algumas vezes não escuta o que os pais dizem. Por isso, conflitos, desavenças e desentendimentos são tão comuns entre pais e adolescentes.
Mas afinal, o fazer nestes momentos? Paciência e diálogo são fundamentais! Estar presente, orientar, direcionar, abrir um espaço de diálogo com os filhos são algumas das condutas indicadas aos pais. Vale lembrar que a adolescência é um tempo em que os filhos tentam se separar dos pais e não o inverso. Faz muita diferença para o adolescente saber a quem recorrer.
0 comentários